tiao2

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

tiao

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 19 de novembro de 2011

dicas sobre estalção residencial


O condutor de proteção deve ser instalado em todos os pontos de alimentação e tomadas de uma residência, sem excessão. Isso garante que qualquer equipamento que necessite ser instalado ao sistema de aterramento possa utilizar a tomada ou o ponto de alimentação mais próximo. A cor do fio-terra deve ser sempre verde ou verde com listras amarelas. É obrigatório que todas as instalações possuam em toda a sua extensão tomadas de três pólos, conhecidas tecnicamente como 2p+T.




Em locais com forro falso (normalmente de gesso), tais como banheiro, deve-se evitar a passagem de circuitos para outros ambientes pela caixa de passagem localizada no teto, pois isso dificultará o futuro acesso aos condutores no caso de manutenção ou ampliação de circuitos.




O DR (Dispositivo Diferencial Residual) é obrigatório em qualquer instalação residencial para proteger circuitos de áreas molháveis (cozinha, copa, área de serviço, banheiro e áreas externas). O ideal é que cada circuito necessário seja protegido por um DR de alta sensibilidade (30 mA), mas é possível instalar somente um DR como proteção geral. A presença do DR não elimina a necessidade de disjuntores, mas há no mercado disjuntores DR chamados de DDR.




A instalação deve ser divida em vários circuitos para facilitar a manutenção, a proteção contra curtos-circuitos e os monitoramentos de pontos onde eventualmente possam ocorrer problemas. A norma solicita que os circuitos devam ser divididos em iluminação, tomadas de uso geral e tomadas de uso específico. Todo equipamento com corrente nominal acima de 10 A, tais como chuveiro, aquecedor, secador, etc., deve possuir circuito exclusivo.

2 comentários:

  1. Bom dia. Passo por aqui todos os dias e decidi te seguir. Se quiser, siga meu blog também. Sucesso p/ vc!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite

    Caso tenha interesse em participar de grupo de troca de cliques e ter um ganho com lomadee e boboxx entre em contato com trocacliks@gmail.com.
    Obrigado!!!

    Equipe Troca Cliks!

    ResponderExcluir