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quinta-feira, 3 de novembro de 2011

FONTES DE ENERGIA








A geração, a transmissão e a distribuição de energia é um processo de fundamental importância para a sociedade e desenvolvimento econômico. Faz-se necessária em nossas casas, ruas, meios de transporte, atividade econômica, etc. No entanto, as fontes energéticas mais utilizadas são as não renováveis e suas reservas estão se esgotando. 

As fontes de energia é um conteúdo muito importante no estudo da Geografia. Ao se trabalhar esse tema em sala de aula deve-se realizar um planejamento de aula bem estruturado, com a utilização de metodologias inovadoras que possam despertar a atenção dos alunos. 

Faça uma abordagem sobre a importância da energia para a sociedade, como ela está presente na nossa rotina e de que forma ela contribui para o desenvolvimento econômico. 

Em seguida, construa uma tabela destacando as fontes energéticas renováveis e as não renováveis. Divida a turma em grupos, e a tabela deve ser preenchida com as principais fontes de energia utilizadas atualmente de acordo com sua origem (renovável ou não renovável). 

Não Renovável 

Petróleo: 
Obtenção – Depósitos fósseis no fundo do mar ou em grandes profundidades continentais. 
Uso – Produção de combustíveis, como a gasolina e o diesel, e produtos como o plástico. 
Vantagens e Desvantagens – Facilidade de transporte e distribuição. Sua queima polui a atmosfera. 

Gás natural: 
Obtenção – Ocorre na natureza, associado ou não ao petróleo. 
Uso – Produção de energia elétrica e de combustível para veículos, caldeiras e fornos. 
Vantagens e Desvantagens – Emite poucos poluentes. Os custos para distribuição são elevados. 

Carvão mineral: 
Obtenção – Resulta da transformação química de grandes florestas soterradas. 
Uso – Produção de energia elétrica e aquecimento. 
Vantagens e Desvantagens – Facilidade de transporte. Sua queima contribui com a chuva ácida. 

Energia Nuclear: 
Obtenção – A partir da quebra de átomos de urânio. 
Uso – Produção de energia elétrica e armas atômicas. 
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Falta tecnologia para tratar o lixo nuclear. 

Renovável 

Hidrelétrica: 
Obtenção – A partir da energia liberada por uma queda d’água, que faz girar uma turbina. 
Uso – Produção de energia elétrica. 
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. A construção de usina alaga grandes áreas. 

Eólica: 
Obtenção – Movimentos dos ventos captados por pás de turbinas ligadas a geradores. 
Uso – Produção de energia elétrica. 
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Produz ruído excessivo e interfere nas transmissões de rádio e TV. 

Marés: 
Obtenção – A partir das alterações de nível das marés, através de barragens (que aproveitam a diferença de altura entre as marés alta e baixa) ou através de turbinas submersas (que aproveitam as correntes marítimas). 
Uso – Produção de energia elétrica. 
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Altos investimentos e baixa eficiência. 

Solar: 
Obtenção – Aquecimento de placas de material semicondutor, como o silício. 
Uso – Aquecimento e produção de energia elétrica. 
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Exige grandes investimentos. 

Biomassa: 
Obtenção – Decomposição de material orgânico. 
Uso – Aquecimento, produção de energia elétrica e biogás (metano). 
Vantagens e Desvantagens – Não interfere no efeito estufa. Exige alto investimento. 

Após a construção e correção do quadro produzido pelos estudantes, promova um ciclo de debate abordando as formas de obtenção e os aspectos positivos e negativos de cada fonte energética. Destaque os problemas ambientais ocasionados pela utilização, principalmente, do petróleo, cuja queima libera gases poluentes responsáveis pelo efeito de estufa. 
Durante o debate é de suma importância o processo de conscientização para a redução do desperdício de energia, destacando possíveis atitudes para realização desse processo.

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