tiao2

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

tiao

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 22 de outubro de 2011

Dicas de segurança com eletricidade

Dicas de segurança com eletricidade

Alguns reparos elétricos necessitam de um eletricista profissional, mas o conserto ou a substituição de muitos componentes elétricos podem ser feitos por você mesmo. Priorize a segurança e irá se surpreender com o que você pode fazer para manter e melhorar os dispositivos elétricos da sua casa.

Todos os dispositivos e instalações elétricas são feitos para garantir a maior segurança, mas você pode desfazer qualquer garantia integrada por descuido ou falta de conhecimento. Para trabalhar com eletricidade, são necessárias algumas precauções de modo a evitar os riscos.

  • Nunca faça nada que possa quebrar o isolamento do condutor. Por exemplo, jamais grampeie uma extensão ao rodapé ou à parede. O grampeador pode cortar o isolamento e criar um curto-circuito que pode, por sua vez, iniciar um incêndio. Além do mais, você deve examinar todas as instalações regularmente e se desfazer de qualquer fio que esteja com o isolamento danificado. Substitua o fio antigo por um novo que tenha bom isolamento.

    Examine regularmente a fiação por razões de segurança. Substitua os fios que estejam com o isolamento comprometido.
    Publications International, Ltd., 2006.
    Examine regularmente a fiação por razões de segurança. Substitua os fios
    que estejam com o isolamento danificado.
  • Desligue a energia antes de substituir uma tomada, um interruptor ou sempre que você for trabalhar em algum circuito. Se o seu sistema opera com fusíveis, retire o fusível do circuito em que você está trabalhando e guarde-o no seu bolso ou na caixa de ferramentas. Se você o largar por aí, alguém pode colocá-lo de volta no lugar enquanto você estiver trabalhando. Se o sistema elétrico da sua casa utiliza disjuntores, coloque a chave correspondente na posição "desligado". Para ter certeza de que ninguém religue acidentalmente o disjuntor enquanto você estiver trabalhando, cole nele um pedaço de fita para sinalizar às pessoas o que você está fazendo.
  • Quando você trabalha em um circuito elétrico, faça todas as junções e todas as conexões dentro de uma caixa elétrica aprovada. Há muitas maneiras de ligar fios, mas a melhor delas é utilizar conectores sem solda, dos tipos de crimpar ou parafusar. Nunca conecte fios em locais (no teto, atrás da parede) que não possam ser acessados simplesmente abrindo uma caixa elétrica. Além disso, quando você unir fios isolados ou fixá-los sob parafusos terminais, certifique-se de que não há fios desencapados para além do ponto de conexão. O isolamento deve ir direto para o conector sem solda ou para o parafuso terminal.


    Uma das melhores maneiras de unir os fios é usar conectores sem solda wirenut.
    Publications International, Ltd., 2006.
    Uma das melhores maneiras de unir os fios é usar conectores sem solda wirenut. 
     Torça as extremidades do condutor e parafuse o cone nas extremidades torcidas.
    Certifique-se de que nenhum condutor desencapado esteja exposto.
  • Todas as pessoas da família deveriam saber onde e como desligar a chave geral que corta toda a corrente elétrica.
  • Se houver possibilidade de contato entre água e eletricidade, não mexa na água antes de desligar a chave geral.
  • Sempre presuma que uma tomada ou aparelho está energizado antes de provar o contrário com o auxílio de um verificador de circuitos (multímetro), retirando o fusível ou desligando a chave geral.
  • Use somente alicates isolados quando estiver trabalhando com eletricidade.
  • Fique sobre uma superfície seca ou sobre uma plataforma de madeira quando estiver trabalhando no quadro de fusíveis ou disjuntores. Além disso, utilize uma escada de madeira em vez de alumínio para minimizar o risco de choques quando estiver trabalhando na fiação elétrica.
  • Você pode poupar tempo determinando quais circuitos elétricos ativam quais tomadas e, em seguida, esquematizando ou anotando estas informações dentro do quadro de disjuntores ou fusíveis.
Aterramento elétrico
O aterramento adequado do sistema elétrico é essencial para a sua segurança. A eletricidade sempre segue o caminho da menor resistência - e este caminho pode ser você, caso algum aparelho ou componente elétrico não esteja aterrado.

O aterramento direciona a energia elétrica para a terra ao proporcionar um condutor que é menos resistente do que você. Isto é feito unindo uma extremidade da fiação à estrutura de um aparelho e prendendo a outra em um cano de água fria. A maioria dos cabos elétricos envoltos em plástico contém um fio desencapado que leva a conexão terra a todas as caixas elétricas, tomadas e aparelhos da sua casa. Geralmente, você pode dizer se o sistema elétrico da sua casa está aterrado verificando as tomadas. Se você tiver as do tipo que aceitam duas lâminas e um pino, o sistema deve ter três fases, uma das quais é um fio terra. O pino leva o aterramento de segurança às estruturas de metal de qualquer aparelho que tenha um plugue de três pinos.

A estrutura de metal de um eletrodoméstico pode ser um risco para você e para a sua família. Se o isolamento de um cabo de energia está gasto no ponto em que o cabo entra na estrutura, o contato pode energizar o aparelho inteiro com eletricidade. Tocar simultaneamente na estrutura de metal energizada do aparelho e na torneira ou no radiador fará com que a corrente passe através de você.

Há outros pontos do sistema elétrico em que o contato com metal/condutor é um claro risco de segurança. Certifique-se de inspecionar, manter e fazer reparos onde quer que a fiação entre em um cano de metal (conduíte), onde o cabo entre em uma luminária ou bocal de lâmpada ou onde um cabo interno à parede entre em uma caixa elétrica. Nesses pontos, as superfícies devem estar livres de rebarbas que possam atritar a fiação e danificar seu isolamento. Juntas elas protegem a fiação nestes vários pontos de entrada. No entanto, a melhor coisa que você pode fazer para garantir um sistema elétrico seguro é certificar-se de que o sistema inteiro esteja aterrado e que o fio terra seja eletricamente contínuo, sem quaisquer interrupções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário